Sobre mim

IMG_6030

Olá, seja bem vindo (a) ao meu site.

Meu nome é Fernanda Scheer, sou nutricionista e apaixonada por alimentação saudável e tudo que envolve saúde.

Falando um pouco sobre a minha história – por incrível que pareça, eu não me alimentava muito bem quando era pequena. Era seletiva com frutas, comia poucos legumes e não comia salada. Logicamente sentia na pele o resultado dos maus hábitos: vivia com rinite, tinha pouca energia e intestino sempre preso. Já na adolescência, emagrecia e engordava sem parar, alternando entre dietas malucas e compulsão alimentar. Quando comecei a entender sobre a relação direta entre escolhas alimentares e saúde, mudei radicalmente a forma com que via a alimentação. Percebi que o alimento não precisava ser meu inimigo e deveria sim ser meu aliado!

Comecei a estudar cada vez mais sobre metabolismo e nutrição, sempre testando diferentes conceitos, até transformar gradualmente a minha alimentação e minha vida. Aprendi que comer bem é um presente que damos `a nós mesmos, mas também entendo que os momentos de transgressão fazem parte da vida. E com equilíbrio eles podem (e devem!) fazer parte! O prazer de comer um bolo com um filho, tomar um vinho com o marido, ou comer a massa especial da avó devem existir em nossas vidas. Comida não é apenas nutrição – é memória, lembrança, carinho, conforto, lar… É só saber equilibrar tudo, sem paranóias ou radicalismos, e conquistamos saúde!

Falando um pouco sobre minha formação:

  • Formada em Nutrição pela UNIVALI;
  • Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP consultoria nutricional;
  • Especialista em Personal Diet pela NTR Cursos;
  • “Health Coach” formada pelo IIN- Institute for Integrative Nutrition/ NY- EUA;
  • Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional;
  • Pós graduanda em Nutriendocrinologia e prevenção das doenças do envelhecimento pela Faculdade Uningá – Instituto Lair Ribeiro.

Atuo há mais de 12 anos na área de nutrição clínica, com atendimento em consultório.

Participei de uma série de cursos e congressos, em temas como: nutrição e saúde da mulher (TPM, desordens na tireóide e menopausa), nutrição e estética (rugas, celulite, acnes, cabelos e unhas), síndrome metabólica (obesidade, hipertensão, diabetes, aumento do colesterol e triglicerídeos), nutrição esportiva, alergias alimentares, desintoxicação, nutrição na fertilidade e gestação, gastronomia funcional e nutrição ayurveda.

Participação em livros:

Participei do livro “Vencer o Câncer de Próstata” (Editora Dentrix, 2014)  e “Vencer o Câncer de Mama” (Editora Dentrix, 2015) dos médicos  oncologistas Fernando Cotaif Maluf e Antonio Carlos Buzaid, contribuindo com o capítulo de nutrição.

Sobre meus princípios:

Acredito que uma boa alimentação não é medida por calorias, e sim por nutrientes.

Quanto mais fresco e natural for o alimento, quanto menos processado e mais próximo da natureza ele for, melhor e mais fácil será para nosso organismo digerí-lo. Produtos diet ou light nunca entram no planejamento alimentar dos meus pacientes.

Incentivo o consumo de alimentos de verdade, orgânicos, frescos, gorduras boas, alimentos funcionais e superfoods, sempre individualizando de acordo com os objetivos e preferências alimentares de cada um.

Não incentivo radicalismos extremos, mas também sou a favor de usarmos em nosso benefício o que os estudos e a própria prática clínica nos mostram.

Winter-Citrus-Salad_RB_2

Mais do que tudo, incentivo a busca do prazer em comer e, mais importante, o prazer em comer saudável, pois sei que muitas vezes a relação com o alimento pode se tornar pesada, com sentimentos negativos como obrigação e culpa, e não precisa ser assim. Comer bem pode e deve ser um prazer!

Acredito também que a saúde não vem apenas do nosso equilíbrio físico, mas também do nosso equilíbrio emocional e energético. Por isso, a busca por saúde deve incluir um equilíbrio global, o que requer uma visão integrada e holística de cada organismo. Achar esse equilíbrio é o grande segredo para o encontro do caminho do bem estar e qualidade de vida.

pitayabowl

Outra coisa que gosto de estimular em meus pacientes é um envolvimento com a cozinha, dando dicas culinárias e receitas que possam facilitar o prazer em comer bem. Quando mexemos com alimentos saudáveis e experimentamos receitas, vamos nos envolvendo mais com a nossa saúde, o que é super importante!

Conto também com alguns serviços que podem facilitar a execução do plano alimentar proposto, entre eles os “Kit Detox” de comidas congeladas e os meus E-books de receitas funcionais.

Para ensinar um pouco mais dos conceitos que acredito em saúde, montei o programa online “Desafio Low Carb”, que tem sido um sucesso a cada turma. Se você quer informações sobre um tipo de alimentação que promova saúde e energia no seu melhor potencial, quer dicas de produtos, receitas e ainda um cardápio para testar tudo na prática, esse programa é para você 🙂

Mais informações no site: www.fernandascheer.com.br/desafio.

Espero que eu possa ajudar você a melhorar a sua qualidade de vida, seja através de uma consulta ou das dicas e receitas que dou por aqui ou nas redes sociais.

Falando nisso, não deixe de me seguir no Instagram (@fernandascheernutri), Facebook (Fernanda Scheer Nutrição Funcional)  para dicas diárias de nutrição.

Desejo que você consiga encontrar o seu caminho de saúde e isso possa trazer a você e sua família mais anos de vida com qualidade, auto estima, disposição, equilíbrio e muita felicidade.

Com carinho, Fernanda.

Você conhece meus e-books de receitas funcionais?

São materiais que fiz com muito carinho e que reúne um conjunto de receitas nutritivas e saborosas, com o objetivo de trazer variedade, criatividade e saúde para as refeições sua casa (e evitando que você tenha que pensar todo dia no que fazer para almoço e jantar!).

A sugestão de cardápio visa facilitar aquele momento em que você não sabe o que preparar no dia e nem quer ter que pensar nisso. São receitas variadas sem glúten e sem lactose, incluindo bolos e receitas base da culinária funcional, além de orientações e dicas de culinária saudável.

Confira as receitas inclusas neste e-book!

Algumas das receitas:

  1. peixe em crosta;
  2. empadão funcional de grão de bico;
  3. quibe assado com quinua;
  4. bolo de frango com chia;
  5. croquetes de carne nutritivos;
  6. almondegas de ervilha;
  7. bolinho de peixe com inhame;
  8. lasanha de berinjela;
  9. quiche funcional de alho poró;
  10. nuggets de frango saudável;
  11. peixe assado com maçã e creme de espinafre;
  12. quiche de tomate a azeitona;
  13. estrogonofe de carne com creme de inhame;
  14. bolo de cenoura funcional;
  15. bolo de chocolate maravilha;
  16. bolo de banana e castanha do pará;
  17. manteiga ghee;
  18. biomassa de banana verde;
  19. leite de coco caseiro;
  20. leite de amêndoas…

E mais outras 28 receitas deliciosas, além de orientações para culinária
saudável!

Confira as receitas inclusas neste e-book!

Algumas das receitas:

  1. peixe assado com pesto de pimentao;
  2. quiche de legumes com massa de batata doce;
  3. hambúrguer com beterraba e farelos;
  4. nhoque de abóbora com molho de tomate;
  5. quiche de cogumelos;
  6. hambúrguer de grão de bico com purê de couve flor;
  7. torta raw com ganache de chocolate;
  8. iscas de peixe com maionese de tofu;
  9. coxas de frango crocantes;
  10. quiche de espinafre;
  11. bife à milanesa saudável;
  12. pão de banana e farinha de coco;
  13. leite de inhame;
  14. leite de aveia;
  15. sal de ervas;
  16. pão de queijo “falso” com chia

E mais outras 37 receitas deliciosas, além de orientações para culinária saudável!

No total são 105 receitas e sugestão de cardápio de almoço e jantar para 80
refeições!

Depoimentos de clientes e pacientes