Um dos grandes segredos para uma alimentação saudável é saber incluir na dieta boas fontes de gordura. O problema é que muita gente ainda tem medo de comer gorduras! Neste artigo vou falar alguns mitos e verdades comuns sobre esse assunto. Confira. 😉

Toda gordura faz mal para a saúde? Mito!

Gorduras boasO pensamento de que a gordura faz mal para a saúde foi muito disseminado nas últimas décadas, mas já se provou que isso está errado!

As gorduras que fazem mal para a saúde são as hidrogenadas, trans e industrializadas, encontradas especialmente em alimentos de pacote ou óleos vegetais refinados.

As gorduras naturais de alimentos como azeite, abacate, castanhas, coco, sementes, carnes, peixes, ovos e queijos, desde que consumidas com bom senso, são benéficas e fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Isso porque a gordura tem um papel fundamental no transporte de hormônios, no revestimento de células, na saúde dos neurônios e na saúde hormonal.

Além disso, as gorduras trazem muita saciedade, sem causar impacto nos níveis de insulina, o principal hormônio ligado ao ganho de peso. Sendo assim, o consumo delas é extremamente útil também num processo de emagrecimento saudável.

A ingestão de gordura aumenta a energia? Verdade!

Sim, a gordura é também uma excelente fonte de energia para o corpo.

E o melhor de tudo: uma energia de qualidade e estável.

Ao comer gorduras vou engordar? Mito!

Assim como ao comer alface não ficamos verdes, ao comer gordura, não engordarmos.

O ganho de peso corporal é um processo complexo que envolve uma série de fatores.

Mas o consumo de carboidratos refinados certamente está muito mais ligado ao ganho de peso do que o consumo de gorduras boas, claro que dentro de um equilíbrio.

Isso quer dizer que as gorduras podem ser consumidas à vontade então? Mito!

Claro que não!

Perder o medo de comer gorduras (boas!) não significa consumi-las à vontade.

Claro que isso não vai ser bom nem trará benefícios para a saúde.

Uma boa forma de medir o consumo de gorduras seria esta: você não precisa cortar a gordura natural dos alimentos que ingere e pode incluir no seu cardápio lanches com alimentos gordurosos. Mas não precisa incluir fontes externas de gordura na sua alimentação (como encher a comida de manteiga ou creme de leite, por exemplo).

As gorduras boas existem? Verdade!

Siiiim!

E onde você pode encontrá-las? Em alimentos simples e fáceis de achar, de preferência sem nenhuma intervenção industrial. Quanto mais natural, melhor. ❤

Alguns desses alimentos ricos em gorduras boas (e deliciosos!) são:

  • abacate;
  • oleaginosas como amêndoas, castanha de caju, castanha do Pará e nozes;
  • linhaça (de preferência em farinha para o organismo absorver melhor);
  • azeite de oliva extravirgem;
  • azeitonas;
  • chocolate amargo (com 70% ou mais de cacau);
  • sementes de girassol;
  • peixes como salmão, atum, truta e sardinha.

Gostou das opções? É muito fácil incluí-las em seu cardápio, seja com receitinhas ou apenas acrescentando esses alimentos no seu dia a dia, e gradativamente ir trocando por outros como barrinhas, cookies, pães ou torradas.

Experimente e sinta os benefícios! 🙂

 

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