Carboidratos, glicação e saúde da pele

Já falamos sobre como a ingestão em excesso de carboidratos refinados está associada a uma série de complicações, incluindo diabetes e problemas cardiovasculares.

No entanto, pesquisas científicas apontam também os malefícios de uma alimentação rica em carboidratos refinados para a saúde da pele, por exemplo.

 

Isso porque esses alimentos causam um processo chamado glicação, que atrapalha a formação de colágeno e pode causar envelhecimento precoce da pele e tecidos.

Claro, o alimento número 1 causador de glicação é o açúcar.

Mas é importante lembrar que os carboidratos refinados também tem esse efeito, uma vez que viram açúcar na corrente sanguínea. Entre eles estão os alimentos derivados de farinhas brancas como pão, macarrão, torradas e tapioca, por exemplo.

 

Mas o que é a glicação, afinal?

A glicação é um processo que une uma molécula de glicose com uma de proteína, como colágeno e elastina – as mesmas responsáveis por manter a pele mais jovem e firme.

Essa união desestabiliza a proteína e a faz quebrar, sendo tão danosa para a saúde da pele quanto o efeito dos temidos radicais livres.

E o resultado disso?  

A formação de rugas, acarretando em perda de elasticidade e de tonicidade.

 

Para evitar esse efeito e garantir uma pele viçosa e jovem por mais tempo, são importantes duas medidas, principalmente:

 

1. Seguir uma alimentação Low Carb, sem o consumo exagerado de açúcar e carboidratos refinados. Claro que estamos falando aqui do dia a dia – nada contra você comer o seu docinho predileto de vez em quando 😉

2. Caprichar no consumo de alimentos ricos em antioxidantes, que vão agir protegendo a pele dos efeitos dos radicais livres. Entre eles estão: cacau, frutas vermelhas, açaí, nozes, brócolis, repolho, cenoura, goji berry e coentro, por exemplo.

 

Você viu como a escolha errada de carboidratos não está apenas relacionado ao emagrecimento?

 

Para mais informações como essa, assine a minha newsletter. Eu prometo que você vai gostar do conteúdo! 😉  <3

Você também pode gostar

As vagas para o Desafio Low Carb estão esgotadas!

Se cadastre abaixo para entrar para a lista de espera.
Você será avisado quando abrir a próxima turma

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This