A verdade sobre a ingestão de carboidratos

O problema não é comer carboidratos, e sim quanto e quais comer. É aí que estamos errando. 😉
Saber consumir esse macronutriente de forma inteligente é uma arte. Falaremos um pouco sobre isso neste artigo.

Carboidratos

O que são carboidratos?

Se você ainda tem dúvidas sobre o que de fato são os carboidratos, saiba que não está sozinho. Muitas pessoas que se consultam comigo fazem essa pergunta.

Os carboidratos são os macronutrientes que têm basicamente um papel energético, ou seja, de fornecer energia ao nosso corpo. A questão é que energia que não é gasta é acumulada sob a forma de gordura.

Entre os tipos de carboidratos, temos:

  • Os simples, de rápida absorção e digestão, como os que podem ser encontrados em frutas, açúcar e mel;
  • Os carboidratos complexos, que estão presentes em alimentos como arroz integral, batata-doce, quinoa e inhame, por exemplo. Esses são absorvidos de forma mais lenta pelo organismo, o que não causa um aumento súbito na insulina. E isso obviamente é muito melhor para a nossa saúde!

Embora seja um grupo importante, ele não é essencial para a nossa saúde, uma vez que o corpo consegue extrair energia também de gorduras e proteínas.

Mas isso não quer dizer que não devemos consumi-los! Isso quer dizer que precisamos REAPRENDER A CONSUMI-LOS, especialmente se a nossa busca for, também, um controle de peso.

Isso porque são os carboidratos que promovem o aumento do hormônio chamado insulina, que, apesar de ter um importante papel no metabolismo da glicose, é um dos maiores responsáveis pelo aumento de gordura corporal, entre outras coisas. Entende por que fazer boas escolhas e saber dosar é fundamental?

Embora muita gente esteja ficando paranoica por aí (o que é uma pena!), esta não é uma questão de paranoia ou extremismo. É uma questão de inteligência – usar o conhecimento a favor do corpo. E sempre testar, lógico!

Você já experimentou reduzir o consumo de farinhas brancas para ver o que acontece?
Posso garantir que depois de alguns dias vai se sentir muito bem!

Cortar o carboidrato faz mal para a saúde?

Como sempre falo: retirar totalmente qualquer nutriente da sua alimentação pode sim fazer mal para a saúde e não é uma conduta que recomendo para pessoas comuns (digo isso porque há casos específicos em que a dieta cetogênica – bem limitada em carboidratos – pode ser benéfica).

Porém, o que deve haver sempre é um equilíbrio, de acordo com o perfil e os objetivos de cada um.

Um jeito bem simples de diminuir o carboidrato de sua alimentação é evitando itens que, além de serem concentrados nesse nutriente, não são muito saudáveis, como refrigerantes, sucos, biscoitos, pão branco e farinha refinada. Essa medida isolada já garante um ganho enorme em saúde!

Substituir esses alimentos por opções mais nutritivas certamente é um bom caminho, e é isso que a alimentação Low Carb sugere.

Ovos, abacate, azeite, castanhas, proteínas animais ou vegetais – tudo isso traz uma densidade nutricional muito melhor e garante energia e saciedade por muito mais tempo do que os carboidratos sem valor nutricional citados.

CUIDADO

Cada corpo tem suas necessidades individuais, que devem ser observadas e respeitadas. Dietas radicais sem causas específicas, assim como uma alimentação Low Carb mal aplicada, podem trazer sérias consequências físicas e psicológicas. Muito cuidado e coerência é fundamental! Ainda mais se tratando de saúde.

O segredo é conhecer um pouco mais sobre o que os estudos atuais mostram, testar (sempre!) esses conceitos em sua vida e ver o que serve e funciona para você.

Em alimentação não existe uma regra única, existe o que funciona para nós!
A chave do sucesso, como sempre falo, é aprender a gostar do que te faz bem.
Assim nunca haverá dieta, e sim estilo de vida.

Sei que falar parece simples, mas eu estou aqui para te ajudar! 😉

LOW CARB FLEXÍVEL

Na minha vida e no meu modelo de trabalho, desenvolvido com muito estudo e pesquisas, eu defendo o estilo de vida Low Carb FLEXÍVEL.

É uma forma de se alimentar que permite unir os resultados e o prazer em comer bem.

Tenho mostrado sugestões e reflexões aqui nesse blog ou nas redes sociais, tudo para ajudar a refletir e experimentar novos caminhos em saúde que funcionem para você.

Gostou deste artigo e quer receber mais informações como essa sempre em seu e-mail?
Assine a minha newsletter e fique por dentro das novidades aqui do blog! ?❤

Você também pode gostar

As vagas para o Desafio Low Carb estão esgotadas!

Se cadastre abaixo para entrar para a lista de espera.
Você será avisado quando abrir a próxima turma

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This