Dosar os carboidratos em sua alimentação pode ser uma forma de emagrecer com saúde e sem aquela sensação de fome ao longo do dia.
Quer saber se essa é uma boa opção para você?
Confira o nosso Guia Low Carb, com tudo o que você precisa saber antes de iniciar essa estratégia.
Se você é uma pessoa que costuma pesquisar na internet sobre alimentação saudável, emagrecimento, dietas e estilo de vida, com certeza já deve ter lido muitas coisas sobre a alimentação Low Carb. Pode até ser que alguma amiga ou conhecida sua já tenha postado a foto de uma refeição no Instagram, com a hashtag #lowcarb e você ficou se perguntando se essa estratégia realmente funciona e se ela pode ser benéfica à sua saúde.
Para ajudá-la a entender melhor como é a alimentação Low Carb, eu criei este Guia Low Carb, que contém informações simples e diretas para quem deseja testar esse estilo alimentar. Se você está em busca de mudanças positivas em sua alimentação e saúde, continue lendo!
Afinal, o que é a alimentação Low Carb?
Muita gente pensa Low Carb é uma medida restritiva e difícil de seguir, acreditando que é preciso cortar totalmente o carboidrato da alimentação. Mas não é assim que funciona. Low Carb é sobre DOSAR e não CORTAR carboidratos.
Apesar de estar em alta, é uma estratégia usada há muitos anos e bem embasada cientificamente. E traz inúmeros benefícios para a saúde, que vão MUITO ALÉM DA ESTÉTICA.
Sim, você pode perceber que cada vez MAIS PROFISSIONAIS indicam essa estratégia alimentar. Já é consenso mundial que, ao aplicar de forma inteligente os princípios dessa alimentação, os benefícios são inúmeros.
Mas Low Carb não é comer só proteínas! Tem gente que ainda pensa que é assim! Aliás, as proteínas permanecem intactas nesse estilo alimentar. Não são aumentadas!
O segredo, portanto, é dosar a quantidade de carboidratos, proporcionalmente aumentando o consumo de gorduras naturais, que entram como o macronutriente – fonte de energia.
Essa medida promove equilíbrio num hormônio chamado insulina (que é constantemente disparado quando consumimos muito carboidratos – especialmente os refinados), que nos impede de queimar gordura com eficiência.
Por que a estratégia Low Carb pode ser boa para mim?
Agora que você já sabe qual é a base da alimentação Low Carb, deve estar se perguntando por que ela pode ser uma boa opção para você.
Primeiro, devemos lembrar que cada pessoa tem características únicas e o organismo pode reagir de maneiras distintas em cada caso.
Mas, de um modo geral, o estilo de vida Low Carb pode trazer uma série de benefícios. Veja abaixo os principais!
Proporciona saciedade
Pode ser que até hoje você não tenha se adaptado a nenhuma dieta pelo fato de sentir muita fome ao longo do dia. Ao restringir calorias é isso que acontece! Na alimentação Low Carb isso NÃO acontece, pois a premissa é aprender a OUVIR A FOME.
Você não conta calorias; come até sentir-se bem e levemente saciado.
E não precisa comer de 2 em 2 ou 3 em 3 horas. Come quando a fome vem.
No meu programa “Desafio Low Carb”, sugiro um “caminho do meio” para estruturar seu dia alimentar.
Assim você não fica tão perdido caso ainda não tenha aprendido (ou melhor, reaprendido) a ouvir os seus próprios sinais de fome e saciedade.
Promove um equilíbrio de peso duradouro
Com o menor consumo de alimentos processados e refinados e o aumento da ingestão de vegetais e gorduras saudáveis, é bem provável que você experimente um equilíbrio de peso. Com a regulação dos níveis de insulina, as chances de isso acontecer são ainda maiores.
Diminui o risco de diabetes
O açúcar refinado e os alimentos que levam as farinhas refinadas são grandes vilões para quem tem predisposição para o desenvolvimento de diabetes, já que aumentam os níveis de insulina no organismo.
Na alimentação Low Carb, há controle espontâneo e natural de tudo isso.
Como aplicar a alimentação Low Carb sem cair num extremismo?
Para colocar em prática a alimentação Low Carb sem cometer erros, é preciso, antes de tudo, CONHECER UM POUCO ESSE CONCEITO.
Eu acredito que só entendendo a proposta podemos colocar em prática mudanças importantes em nossa vida.
Portanto, ou procure um profissional bem atualizado (e não alguém que ainda faça contagens calóricas), ou leia conteúdos escritos por profissionais GABARITADOS (e não blogs ou materiais escritos por pessoas sem formação especializada).
Lembre que é a sua saúde que está em jogo!
E o estilo Low Carb, quando mal aplicado, pode trazer malefícios à saúde. Fazer de forma errada pode causar aumento de fome e compulsão, medo de comer, desequilíbrios orgânicos, perda de energia e outras consequências que muitas vezes demoram anos para regular. Portanto, seja CAUTELOSO. Informe-se com boas fontes!
Se você se interessou pela alimentação Low Carb e seus benefícios e quer testá-la em seu dia a dia por meio de um programa alimentar completo desenvolvido com muito estudo e carinho, inscreva-se na lista de espera do Desafio Low Carb 2018 e prepare-se para mudar a sua vida e a sua relação com a comida para sempre